terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

#16 - Jogos Vorazes, Livro 01 - Suzanne Collins

Falando em Distopia, o livro de hoje é Jogos Vorazes da Suzanne Collins. O livro, Jogos Vorazes, faz parte de uma trilogia que ficou conhecida pelo nome do livro, Trilogia Jogos Vorazes.

E vou logo avisando, para os que assistiram o filme e não gostaram, assim como eu, indico a leitura do livro, vocês irão se surpreender. A Suzanne escreve muito bem, o livro é muito bom.

Com certeza, para quem não assistiu o filme e não leu o livro, por favor, leia o livro e depois assista o filme, pelo menos você vai saber que a Katniss (personagem principal) não estava só "lesando". Esta foi a impressão que eu tive quando vi o filme pela primeira vez, a segunda vez eu vi depois de ler o livro, fiquei apaixonada pela história e quis visualizar tudo aquilo de novo e acabei assistindo com "novos" olhos.


"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

Como eu já havia assistido o filme, enrolei muito para ler o livro, mas no fim me surpreendi, pois em todos os momentos em que a Katniss fica em cima de uma árvore no filme, sim ela fica metade do filme em cima de uma árvore, no livro ela está pensando em estratégias para vencer o jogo. Ela está o tempo todo "maquinando" o melhor meio de sair dali viva e isso é muito bacana.

Como eu ia adivinhar que no filme era isso que ela tava fazendo? Ela fica em cima de uma árvore dormindo e eu tinha que imaginar que ela tava "maquinando"? Ah, fala sério. Eu espero que no próximo filme, o segundo da trilogia que sai este ano, façam pelo menos aquelas "vozes" de pensamento.

Agora, voltando ao livro. Eu sou apaixonada por Peeta, e com toda razão, ele merece todo o meu carinho, rsrsrs. O interessante do livro é que você não tem como saber o que é sentimento verdadeiro e o que é estratégia de jogo, como eles estão lutando um contra o outro, você não consegue saber ao certo o que é real e o que não é.

E isto me deixou "ligada" no livro, não consegui parar de ler. Toda a ideia de controle por parte da Capital, a história dos distritos e a relação entre os tributos (as pessoas escolhidas para participar dos jogos).

A Suzanne soube escrever bem a situação da Capital e é realmente algo extraordinário, outro mundo. Os tributos são usados para lembrar a população tudo que a Capital fez por eles, são considerados sacrifícios. Para mim, os tributos são apenas uma forma de diversão para os moradores da Capital, já que eles realmente se divertem assistindo os Jogos.

Acho que falei demais, me empolguei. Eu adoro a Trilogia. =D

Beijos-Beijos e até mais.


Dados sobre o Livro
Nome:  Jogos Vorazes, Vol. 01
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 397
Classificação Indicativa (Minha):

Nenhum comentário:

Postar um comentário