domingo, 31 de março de 2013

Lista, Desafio 10 Clássicos em 2013

Oi gente!



Como vocês viram na postagem Desafios: Literário 2013 e 10 Clássicos em 2013, eu decidi participar destes desafios e para isso eu precisaria fazer uma lista com os livros que eu teria que ler.

Por isso, hoje eu estou trazendo para vocês a minha lista de Clássicos para ler em 2013. Foi difícil escolher, pois apesar de não ter lido muitos clássicos (ou quase nenhum - só os obrigatórios na época da escola, da faculdade e alguns outros de Machado de Assis de uma coleção que eu ganhei há uns 12 anos).

O problema da literatura clássica é a linguagem, que para os tempos atuais não é das mais convidativas, o que faz com que a gente deixe de apreciar a história ou nem mesmo a conclua. Daí a razão para participar deste desafio. Acredito que tenho muito o que aprender com os Clássicos da Literatura tanto nacional como internacional.

E, procurando na minha estante, descobri que os únicos clássicos que possuo são os de Machado de Assis (que eu já li) e uns da época da faculdade (que não tem que me faça ler de novo!). Em razão disto, vou procurar os livros para comprar, mas como só posso comprar novos livros à medida que for fazendo o Desafio Literário 2013, vou "apelar" para meus amores (painho, mainha, meu irmão, namorado, amigos), quem sabe não ganho a lista abaixo de presente. =)

Desafio 10 Clássicos em 2013 (Escolhi 13)
  1. Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley
  2. O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
  3. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis
  4. Jane Eyre, Charlotte Brontë
  5. Orgulho e Preconceito, Jane Austen
  6. O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas
  7. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
  8. Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe
  9. O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
  10. O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë
  11. Drácula, Bram Stoker
  12. As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll
  13. 1984, George Orwell
Observações:
- O que acharam da lista?
- Por favor, façam a de vocês também. Eu mereço apoio moral. =)
- À medida que eu for lendo, eu vou riscando os livros aqui na lista.

Beijos-Beijos e até mais.

9 comentários:

  1. Quero ler alguns livros da sua lista, principalmente O Pequeno Prícipe e Alice no País das Maravilhas. Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pequeno Príncipe e Alice eu já li, mas eu devia ter uns 12 anos, então vale a releitura. E o Conde de Monte Cristo eu acho que li na escola, mas não tenho certeza, daí coloquei na lista também. Por isso fiz a lista com mais de 10 livros.

      Beijos e boa leitura.

      Excluir
    2. Ah, já li Memórias Póstumas de Brás Cubas também, é um livro interessante.

      Excluir
  2. dependendo do clássico eu gosto de ler sabe xp

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua lista apesar de só conhecer dois, "O Morro dos Ventos Uivantes" e o "...Alice...". Também leria esses dois. Boa sorte no seu desafio!!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois dá uma olhada nos demais, Alyne. Orgulho e Preconceito, por exemplo, é uma leitura muito interessante. Beijos.

      Excluir
  4. Amei, sua lista! Dos dez títulos eu já li: "O morro dos ventos uivantes", "O pequeno príncipe" e estou lendo "Orgulho e preconceito" e "O retrato de Dorian Gray". Quero ler "Histórias extraordinárias" (Na verdade, eu preciso ler. Incentivada pela série "The following"), "1984" do George Orwell (falam muuuuito bem deste livro) e reler "Alice no país das maravilhas" Lewis Carroll (marcou minha infância ^^). Espero ter tempo para ler tudo isso, sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo Orgulho e Preconceito e estou adorando. Ganhei Histórias Extraordinárias do meu irmão, não conheço essa série, vou procurar informações sobre ela, qualquer coisa que influencie a leitura é convidativo, rsrsrs. Já li alguns da lista, mas coloquei pra fazer uma releitura, a gente muda a perspectiva, amadurece e passa ver a história de um novo modo, acho que muitas obras merecem uma releitura. Beijos Boa sorte no tempo pra ler, tô precisando tbm! =)

      Excluir