domingo, 21 de abril de 2013

#34 - O Beijo das Sombras, Richelle Mead

Oi pessoal, como estão?

Hoje a resenha é do livro O Beijo das Sombras, primeiro da série Academia de Vampiros (AV), escrita pela autora Richelle Mead. Ouvi muito falar desta série quando procurei um livro sobre vampiros para ler, ela e a Irmandade da Adaga Negra eram sempre citadas. Por isso resolvi ler ambas as séries.

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Vamos lá. Se eu gostei do livro? SIM. Adoro histórias de vampiros e como disse no início eu estava buscando uma que me prendesse, tenho dúvidas se foi Academia de Vampiros ou Irmandade da Adaga Negra que me encantou mais. O que eu sei é que O Beijo das Sombras me fez querer ler o segundo livro da série, então, acredito que fui cativada.

No início achei a relação da Rose e da Lissa estranha, aos poucos fui me adequando e no fim achei muito interessante. O fato de a história ser narrada sob a perspectiva de Rose me ganhou, pois eu esperava o livro sob a perspectiva da Lissa, ainda bem que não foi. Sério, não vi graça na "classe" dos vampiros desta série, os Moroi, o que me prendeu foram os Dampiros. Termo que achei muitíssimo estranho no início, também.

A leitura do livro é muito leve, terminei rapidinho o livro e fiquei super chateada por não ter comprado logo o segundo, já que agora terei de esperar para comprar, pois o Desafio Literário que participo "quebrou minhas pernas", estou sem tempo para ler e, consequentemente, não posso comprar novos livros.

Enfim, voltando ao livro, fiquei curiosa com os relacionamentos em modo geral narrados, com o convívio dos Moroi e dos Dampiros, é estranho vê-los juntos e ao mesmo tempo tão separados. A ligação existente entre Rose e Lissa prende o leitor, a gente fica interessado em saber mais sobre aquilo e aos poucos as descobertas vão sendo apreciadas.

Claro, não posso falar do livro sem falar do Dimitri, devo admitir, não foi exatamente aquele personagem "Uau" que vocês sabem que eu adoro, mas ainda assim, gostei muito. Na verdade, o que eu mais gostei não foi exatamente ele, foi a relação dele com Rose. Será que você me entendem? Não foi o personagem em si, foi o relacionamento construído entre os personagens, com um toque de amizade, atração e talvez algo mais.

Espero que tenham gostado da resenha, esta é uma série de Vampiros que eu indico.

Beijos-Beijos e até mais.

Dados sobre o livro:
Nome: O Beijo das Sombras, Academia de Vampiros
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Ano de Lançamento: 2007
Páginas: 319
Indicação (minha): 14 anos

6 comentários:

  1. Não sou muito fã de vampiros não, mas quem sabe né?
    Bjos
    Ana Clara
    www.bibliotecavirtu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li o segundo livro, mas no primeiro a coisa toda de vampiros é meio diferente. Não sei explicar, se tiver a oportunidade dá uma folheada nele na livraria, pode ser que te interesse. Bjos

      Excluir
  2. Estou querendo come;ar a ler livros de vampiros. A resenha me animou, gostei muito! Obrigada por visitar o meu blog, viu ja segui aqui e curti a fan page! Beijos!

    nuvensecoracoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayla. Obrigada. Eu gostei mto do livro, fico feliz que tenha gostado da resenha. =) Eu gosto de séries sobrenaturais, ainda não consegui me convencer para ler sobre zumbis, ainda. Mas todos os outros tipos tenho lido. Esse me chamou atenção a pouco tempo e eu gostei muito, espero que continue assim. =) Beijos

      Excluir
  3. Oi Ana,
    Ainda não li Academia dos Vampiros , mas tenho muita vontade, já que a mesma será adaptada para o cinema. Já a IAN é praticamente o xodó das blogueiras, já que a proposta da autora e bem inovadora. Até o momento eu só li os dois primeiros, e gostei bastante. Ótima resenha!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marla. Obrigada. =) Eu só li o primeiro de AV, mas já li os três primeiros de IAN. =) Exato, gostei da mudança na proposta, foi isso que me chamou atenção. =D
      Todo livro que leio de vampiro procuro saber se é diferente do estilo crepúsculo, não tenho mais paciência. rsrsrs Apesar de que quando li, eu praticamente enlouqueci. Não tinha conhecido os vampiros bons ainda. rsrsrsrs Beijos

      Excluir