segunda-feira, 8 de abril de 2013

Clive Staples Lewis, C. S. Lewis

Oi, gente! Como estão?

Eu tinha preparado esta postagem para o sábado, inclusive, postei, mas não sei onde o blogger colocou minha postagem! Sério, sumiu! Nada em rascunhos, nada nos arquivos publicados, etc. Então, tive que fazer novamente.

Como vocês sabem, eu decidi participar do Desafio As Crônicas de Nárnia que, particularmente, não considero um Desafio, pois ler a obra de Lewis é uma honra, a história é muito boa, mas como ainda não resenhei os livros, decidi ler a obra novamente e resenhar.

Por isso, a postagem de hoje é em homenagem a Clive Staples Lewis ou C. S. Lewis como estamos mais acostumados a ver ou, ainda, Jack, como era chamado pelos amigos. Lewis nasceu em Belfast, na atual Irlanda do Norte em 1898, foi um professor universitário, teólogo anglicano, poeta e escritor.

Lewis e seu amigo J. R. R. Tolkien, para quem não sabe, autor da Trilogia Senhor dos Anéis, faziam parte de um clube informal de escritores, o Inklings, que se reuniam em um pub local para discutir ideias para as histórias.

[Mentira que Lewis e Tolkien eram amigos! Dois gênios, os caras inventaram mundos fantásticos. Sério, eu costumo falar muito sozinha e disse isso em voz alta, depois falo comigo em terceira pessoa: Ana Débora, o momento "eu não acredito" já acabou. Eu sei, eu sei, o juízo não está no lugar correto.]

A fascinação dele por contos de fadas, mitos e lendas antigas, juntamente com a inspiração trazida pela infância, levaram-no a escrever O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, um dos livros mais apreciados de todos os tempos. Seis outros livros vieram depois e resultaram na famosa As Crônicas de Nárnia.

Nos últimos 50 anos, As Crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da Literatura Clássica. Cada um dos sete livros é considerado uma obra prima.

Nome doa livros em português, original e ano de lançamento:

  1. O leão, a feiticeira e o guarda-roupa / The Lion, the Witch and the Wardrobe / 1950
  2. Príncipe Caspian / Prince Caspian / 1951
  3. A viagem do Peregrino da Alvorada / The Voyage of the Dawn Treader / 1952
  4. A cadeira de prata / The Silver Chair / 1953
  5. O cavalo e seu menino / The Horse and his Boy / 1954
  6. O sobrinho do mago / The Magician's Nephew / 1955
  7. A última batalha / The Last Battle / 1956




O volume único (o que eu tenho) reúne as 7 crônicas em uma ordem diferente da cronológica. A ordem apresentada no volume único foi de preferência de Lewis, para melhor entendimento da história, por isso, assim ficou:
  1. O sobrinho de mago
  2. O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
  3. O cavalo e seu menino
  4. Príncipe Caspian
  5. A viagem do peregrino da alvorada
  6. A cadeira de prata
  7. A última batalha

Mais de meio século depois e As Crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores, uma obra maravilhosa, um mundo fantástico. E se você leu e não gostou... eu pergunto: Leu o mesmo livro que eu?

Fonte: As Crônicas de Nárnia, volume único e Wikipédia

Beijos-Beijos e até mais.

4 comentários:

  1. Sou fascinado pela obra de C.S.Lewis. Para mim, ela nunca perderá a atualidade. Valeu pela dica! Abraços!

    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, Nerito. O cara tinha o dom para escrever. =) De nada.

      Excluir
  2. kkkkk, gostei da pergunta do final, não tem como, Nárnia é simplesmente... Nárnia, não tem como explicar o amor por esses livros e consequentemente o amor pelo autor também.
    Sou muito fã desse cara. Direto encontro frases maravilhosas dele na internet, muito sábio.
    Abraços
    Ana Clara
    www.bibliotecavirtu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk, mas é verdade. Não sei como alguém leu e conseguiu não gostar. ¬¬ rsrsrs

      Excluir