segunda-feira, 16 de setembro de 2013

#47 O Futuro da Humanidade, Augusto Cury

Oi gente!

A resenha de hoje é do livro O Futuro da Humanidade - A saga de Marco Polo / A saga de um Pensador, do autor Augusto Cury. Eu tenho a versão que na capa tem "A saga da Marco Polo".

Quem acompanha o blog, sabe que eu não gosto de livros do segmento "autoajuda" e Augusto Cury é realmente conhecido por seus livros neste segmento. Para mim, O Futuro da Humanidade não é um livro de autoajuda e sim uma brilhante história de um ser humano decidido a fazer a diferença neste mundo que está um caos.

"Primeiro romance do psiquiatra Augusto Cury, "O Futuro da Humanidade" oferece uma rara oportunidade de repensar a sociedade e o rumo de nossas vidas. Cury nos presenteia com uma saborosa ficção que ilustra os ensinamentos presentes em seus livros e se apóia na sua vasta experiência profissional. Esta obra conta a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina de espírito livre e aventureiro como o do navegador veneziano do século XIII, em quem seu pai se inspirou ao escolher seu nome. Ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, Marco Polo se vê diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos, que são marginalizados e tratados como se não tivessem identidade. Indignado, o jovem desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação - e menos remédios. Acreditando na força do diálogo e da psicologia, ele acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive."

Eu costumo dividir minhas leituras em: livros pra pensar e livros pra passar o tempo. O Futuro da Humanidade é facilmente inserido na primeira categoria, livros para pensar.

Este foi o primeiro livro do Augusto Cury que li e, realmente, adorei. Uma história bonita, com ótimos diálogos. Não existe coisa melhor do que um livro com diálogos inteligentes, criativos e marcantes. E O Futuro da Humanidade tem tudo isso.

Um personagem extremamente cativante, uma mente interessante. Marco Polo me cativou, mas não foi somente ele que me prendeu na história, foram os seus diálogos com o personagem Falcão. O aprendizado de Marco Polo, a extensão do progresso como estudante e logo depois como um excelente profissional.

O ponto de vista da necessidade de diálogo com os pacientes, do carinho e da necessidade de algo além de medicação. A análise feita quanto a pessoas que sofrem depressão; a importância do amor, dedicação. Enfim, é lição de vida e não um livro de autoajuda.

A afirmação de uma sociedade doente, de um sistema em decadência. Você faz parte do sistema? Você vive ou você sobrevive? Questionamentos verdadeiros que me fizeram pensar bastante e discutir o livro algumas vezes com meu irmão.

Gostei da abordagem, gostei das facetas do ser humano exploradas por Augusto Cury: a ambição, a falta de caráter, o desespero, a aflição, o amor, a dedicação. Um livro que vale a leitura, um ponto de vista que vale ser explorado.

Beijos-Beijos e até mais.

Dados sobre o Livro
Nome:  O Futuro da Humanidade
Autora: Augusto Cury
Editora: Sextante
Ano de Lançamento: 2005
Número de Páginas: 249

3 comentários:

  1. eu gosto desse escritor, mas esse livro não me chama a tenção sabe
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li outra obra dele, mas gostei muito desse livro. xD

      Excluir
  2. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir